Arte Romana

21/06/2010 16:02

            A fundação de Roma está cercada de lendas e mitos. Tradicionalmente considera-se que ela se deu em 753 a.C. Sabe-se, porém, que a formação cultural do povo romano sofreu influência de gregos e etruscos (vindos da África). Os romanos receberam dos etruscos a idéia de que a arte deve expressar a realidade vivida. Dos gregos, herdaram a visão de que a arte deve expressar um ideal de beleza.

 

A escultura

            A escultura é uma forma interessante de observar a influência de etruscos e gregos. Realistas e práticos como os etruscos, os romanos produziam na escultura figuras muito próximas da pessoa retratada. Como os gregos, procuraram também manifestar em suas obras uma beleza humana ideal. A preocupação dos escultores romanos em representar figuras de fácil identificação é notada também nos relevos de monumentos comemorativos. Por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas e não a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade. Mais realista que idealista, a estatuária romana teve seu maior êxito nos retratos. 

 

A arquitetura

            O arco foi um importante recurso de arquitetura que os romanos conheceram com os etruscos e empregaram em muitas de suas obras. Antes de sua invenção, o espaço entre colunas era limitado pelo tamanho da arquitrave, pois, quanto maior ela é, maior a tensão que recebe. Além disso, a pedra não suporta grandes tensões. Por isso os templos gregos eram repletos de colunas, o que reduzia o espaço de circulação. O arco permitiu ampliar o vão entre as colunas, pois nele as tensões têm distribuição mais homogênea. O conhecimento dos romanos sobre o arco e sobre a construção de abóbodas[1] possibilitou-lhes criar amplos espaços internos, livres de colunas. O Panteão é o melhor exemplo dessa diferença da arquitetura romana em relação à grega.

            As características gerais da arquitetura romana são:

  • busca do útil imediato, senso de realismo;
  • grandeza material, realçando a idéia de força;
  • energia e sentimento;
  • predomínio do caráter sobre a beleza;
  • originais: urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, termas.

 

A concepção arquitetônica do teatro

            Com o emprego de arcos e abóbodas, os romanos construíram grandes edifícios, sobretudo anfiteatros, para abrigar muitas pessoas. Os anfiteatros romanos foram importantes também para as lutas dos gladiadores, espetáculo muito popular e que podia ser apreciado de todos os ângulos. O anfiteatro romano possuía um espaço central em forma de elipse, onde se dava o espetáculo. Em volta dele ficava o auditório, composto por um grande número de fileiras de assentos, que formavam uma arquibancada. Assim era o Coliseu, o mais belo dos anfiteatros romanos.

 

O mosaico

            Os artistas romanos dedicaram-se também à arte do mosaico em mármore. Foram encontrados mosaicos em muitas cidades romanas, mas os de maior valor artístico são os que decoravam os edifícios de Pompéia. Os pintores romanos misturaram realismo e imaginação, e suas obras ocuparam grandes espaços nas construções, complementando ricamente a arquitetura. As cores vivas e a possibilidade de colocação sobre qualquer superfície e a duração dos materiais levaram a que os mosaicos viessem a prevalecer sobre a pintura.

 

Pintura
            A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 a.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompéia classificam a decoração das paredes internas dos edifícios em quatro estilos.

1.   Recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava impressão de placas de mármore.

2.   Os artistas começaram então a pintar painéis que criavam a ilusão de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural.

3.   Representações fiéis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes.

4.   Um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cópia de obra grega, imitando um cenário teatral.

 

Maiores diferenças da arte e arquitetura entre gregos e romanos:

 

CARACTERÍSTICA

GREGOS

ROMANOS

Estrutura

Templos para glorificar os deuses

Prédios cívicos (fórum, termas) em honra do Império

Paredes

De blocos de pedra

Concreto e fachada ornamental

Formas típicas

Retângulos, linhas retas

Círculos, linhas curvas

Sistemas de suporte

Pilar e dintel

Arco redondo, abóbodas

Estilos de coluna

Dórica, jônica, coríntia

Coríntia

Escultura

Deuses e deusas idealizados

Seres humanos realísticos, autoridades idealizadas

Pintura

Figuras estilizadas flutuando no espaço

Imagens realísticas com perspectiva

Temas da arte

Mitologia

Líderes cívicos, triunfo militar



[1] Coberturas internamente côncavas, em geral construídas com pedras ou tijolos apoiados uns sobre os outros de modo a suportarem o próprio peso e pesos externos.