Arte Gótica

21/06/2010 16:34

Auge do desenvolvimento artístico da Idade Média. O que tornou possível a catedral gótica foram dois desenvolvimentos da engenharia: abóboda com traves e suportes externos (arcobotantes/ contrafortes). Foi possível fazer paredes enormes estreitas com janelas enormes de vitrais inundando de luz o interior. Verticalidade. Ilusão e realidade de altura – arco pontudo. A devoção dos fiéis era tão intensa que todos os segmentos da população ajudavam na construção. Levavam séculos para serem construídas. Esculturas, vitrais e tapeçarias eram formas de decoração inspiradora que pregavam o caminho da salvação, como se fossem textos sagrados.

Escultura - Nas paredes externas das catedrais. Contavam histórias bíblicas esculpidas. O corpo passou de ser desprezado e passou a ser visto como templo da alma a partir de estudos de Aristóteles, e então os artistas passaram a representar a carne com naturalidade. Figuras esguias, longas e estáticas, serviam apenas para decorar a igreja.

Vitrais - Passagens da Bíblia, vidas dos santos e até artesanatos tradicionais da França. Gigantescos manuscritos iluminados.