História da Moda

21/06/2010 15:27

por Indiara Nascimento de Paula (aluna EM1-EJA)

 

O inicio da moda

    A moda é a nossa apresentação no dia-dia, para as pessoas que nos cercam, utilizando de brincos extravagantes e bolsas coloridas a vestidos básicos e sapatos de salto.

    Muita gente acha que a moda é só o que está sendo usado agora, porém os homens das cavernas já se preocupavam com isto. No desenho dos Flintstones, Vilma já utilizava colares de pedras e a sua filha Pedrita um osso para prender seus cabelos. As roupas, muitas vezes feitas de peles de animais, serviam para proteger seus corpos, principalmente das baixas temperaturas.

    Já a maquiagem, tão usada atualmente, teve origem com o kajal negro dos olhos de Cleópatra, uma espécie de pasta em barra com um preto muito intenso.

    Com o calor na Grécia Antiga, os trajes de homens e mulheres eram leves túnicas, que mesmo com a intenção de cobrir os corpos, acabavam deixando a mostra seus ideais de beleza física.

    Quando a religião católica se torna o centro de tudo na Idade Média, as mulheres passam a cobrir seus corpos com longos vestidos de golas fechadas, enquanto os homens utilizavam armaduras de metal para seguirem à guerras e batalhas.

    No século XVII, a França se torna o centro da Europa e passa a ditar uma moda cheia de detalhes. Nos palácios cheios de espelhos, as perucas cacheadas fazem literalmente a cabeça dos franceses, e o pó de arroz deixava seus rostos ainda mais claros, destacando as pintas falsas que eram desenhadas com o ruge; camisas de babados, meias e salto alto fazem parte do guarda roupa masculino, enquanto as mulheres usavam vestidos cada vez mais pesados e cheios de armações.

 

Os queridinhos que nunca saem de moda

Jeans: é uma roupa unissex e desde sua primeira aparição nunca mais saiu de moda. O Jeans, como roupa muito pratica e simples, nasceu do encontro de um grande fabricante de lonas para barracas chamado LEVIS STRAUSS, com um minerador que o propôs fabricar calças bem fortes para o trabalho dos operários.

Camisa Branca: Uma peça básica muito utilizada é a nossa camisa branca, que assim como o jeans também foi criada nos EUA, porém muito mais confortável: feita de algodão. Foi criada pela Marinha Americana e tornou-se popular por ser usada por astros de cinema.

Minissaia: Se destacou na era Hippie com a mudança dos costumes: feminismo, o surgimento da pílula anticoncepcional, a chegada do homem á lua... A ousadia tomava conta!

Biquíni: Duas pequenas peças fizeram uma mudança radical nos trajes que as mulheres usavam para ir à praia no inicio do século XX. O nome “biquíni” é um apelido dado ao traje pelo seu criador LOUIS REARD, em homenagem a uma ilha do Pacifico, utilizada pelos EUA para testes nucleares. Devido ao enorme sucesso desde sua criação, o biquíni é ainda hoje a roupa oficial das praias de piscinas de todo o mundo.

Uniforme de Futebol: O futebol criado na Inglaterra, em 1875, inicialmente reconhecia os jogadores por seus calções personalizados, e não pela numeração das camisas. As chuteiras surgiram como botas duras e pesadas, que com o passar do tempo, tornaram-se leves e mais resistentes.