Mesopotâmia

21/06/2010 14:50

Por volta de 5.000 a.C, o homem, já fixado em pequenos agrupamentos de casas, começa a constituir as primeiras tentativas de uma organização. Isso se dá na região que ficou conhecida como Mesopotâmia, perto de dois grandes rios, o Tigre e o Eufrates, que além de fornecer água, tinha peixe e barro em abundância.

Os grupos que se estabeleceram na região logo trataram de disputar a tão fértil área “entre rios”. Sumérios, acadianos, caldeus e assírios, entre outros, foram os que se estabeleceram ao longo do vale que, na verdade, era uma estreita faixa de terreno fértil protegida de ambos os lados por desertos.  

Entretanto, esses grupos que ali se estabeleceram eram bastante agressivos e violentos. E para que pudessem usufruir da mesma terra com o mínimo de “civilidade”, precisaram criar “regras de convivência”. Nasce na Mesopotâmia, assim, por volta de 1.800 a.C, o Código de Hamurábi, notadamente o primeiro código de leis de que se tem conhecimento. A sua máxima, que em parte ainda hoje se mantém, é Olho por olho, dente por dente.